terça-feira, 8 de maio de 2012

Resenha do Livro "O Grande Mentecapto"














     O Livro "O Grande Mentecapto" conta a história de um menino que vivia no interior de Minas Gerais,em uma cidade chamada Rio Acima.Esse menino se chamava  José Geraldo Peres da Nobrega Silva,mas conhecido como Geraldo,Geraldo viramundo,apelido que mais tarde explicarei sua origem.
     Geraldo adorava brincar com seus amigos e irmãos pelos pastos e estradas.E quando cresceu passou a ajudar seu pai em uma mercearia e mais tarde na lavoura.Mas um dia resolveu ser padre,devido a presença de um Padre chamado Limeira que estava na cidade.
     Foi para Mariana,com 18 anos,para ficar em um seminário,onde se prepara para ser padre.Um dia,porém,foi expulso de lá,devido a uma confusão com a viúva,que por engano...se confessou com ele,achando que estaria confessando com o padre que estava  acostumada.
   Geraldo foi expulso, e 10 anos depois chegou em Ouro Preto onde viveu muitas aventuras...
    De Ouro Preto foi para Barbacena,e de Barbacena para Juiz de Fora,daí o nome Geraldo Viramundo,por causa de suas andanças de um lugar para outro.
   Viramundo passou por muitas cidades de Minas Gerais e em cada uma delas deixou sua marca.Passou por muitas e muitas aventuras e em uma delas,a última,onde ia andando com seus amigos capitão Batatinha e Barleca,acabou sendo morto na cidade onde nasceu,a margem do rio onde se banhavam quando criança  e por um de seus irmãos chamada Breno.
   Entre o livro e o filme que assistimos há diferenças e semelhanças.O livro é contado em mais detalhes e é mais fácil de compreender.Mas há muitas semelhanças como as características das personagens descritas no livro,no filme são muito parecidos e também os cenários e modo de falar.

Revisor 1 : Amanda Barbosa
Revisor 2 : Fablícia Barcelos
Autores : Dayane Amorim, Rafaela França, Valéria Gomes